quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Rococó e suas origens

O período Rococó veio de duas palavras francesas: rocaille (que significa pequenas pedras) e coquilles (conchas).
No vestuário, não mudou muita coisa em relação ao período anterior (Barroco). 
Mas a essência das roupas mudou – os modelos, cores dos tecidos, arremates, bordados e acessórios. As roupas ficaram com ares mais delicados e alegres. As roupas remetiam muito a sensualidade, com os decotes. A moda nesse momento mudava com frequência: na alta sociedade os trajes eram adotados por apenas uma temporada, depois doados a parentes mais pobres, remodelados e vendidos. 
Nesse momento, a França ainda liderava o mercado de luxo.
A cidade de Lyon era a principal produtora de seda e bordado. Enquanto Paris dominava o ramo dos aviamentos, acessórios e inovação dos tecidos.
O período Rococó foi caracterizado por sedas e chintzes bordados e estampados.

Acessórios Femininos no Rococó:

Acessórios eram indispensáveis nesse período. Muitos eram transportados em bolsos, pendurados em um cinto sob a saia externa. Leques em especial eram a forma de exibir seda de qualidade - e auxiliar o flerte. 



Leque de ouro e marfim de 1730. Decorado com cena pastoral, popular durante o período rococó. 


Acessórios Masculinos no Rococó:

Os homens usavam bengalas, óculos, sais de cheiro e espadas decorativas passaram a simbolizar o interesse cultural, disponibilidade e preferencia sexual. 


Penteados Rococó:

Nos anos 1770, a corte francesa inaugurou a moda de imensos penteados extravagantes. 
A moda dos penteados e arranjos de cabeça volumosos foram iniciados por Maria Antonieta, mas levada ao extremo pelas mulheres da corte. Os penteados também podiam fazer a alusão a acontecimentos da época. Também eram usados pó de arroz para revestir, dar volume e maleabilidade ao cabelo (porque o pó absorvia a oleosidade natural do cabelo e evitava retoques. Além disso o pó camuflava as diferenças entre o cabelo natural e qualquer aplique utilizado no penteado.
As criações eram satirizadas nas publicações políticas, eram associadas ao luxo decadente da corte. Os críticos chamavam os penteados de sujos, acusando as mulheres de abrigar um ninho de pulgas.




Gravura Penteado a moda independência ou o triunfo a liberdade (1778). Podemos notar sobre a mesa o aplicador de pó de arroz, que ela deveria ter usado no rosto. Sobre a gravura também podemos falar que na indumentária, foi utilizada a cartela de cores reais: preto e vermelho. O navio que serviu de modelo para o arranjo de cabelo foi o La Belle Poule, ficou conhecido por sua vitória contra a fragata britânica Arethusa em 1778, que iniciou a participação francesa na Guerra de Independência Americana. 


Na moda hoje:

Chanel, 2013. 








Editorial Vogue: 






Filme: Maria Antonieta - Sofia Coppola




Trabalho prático feito em aula: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário