quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Relação estética entre Barroco e Rococó

Existem aproximações entre esses dois períodos e no Brasil as referências estéticas chegavam tardiamente e era possível perceber que no Séc. XVIII e XIX ainda se vivia a estética barroca no nosso país. No Rococó do Séc. XVIII onde foi até o período da Revolução Francesa em 1789, sairíamos da Idade Moderna em direção à Idade Contemporânea (onde nós ainda estamos).
Em termos de aproximação da arte, do vestuário, é importante identificar os elementos e percepção que o período Rococó foi sinônimo de exagero, desconforto e ostentação no Séc. XVIII, sendo uma consequência dos excessos na estética barroca.
Cultura sacra, catedrais, esculturas, saltam os olhos em explosões de dourado, de um lado à outro, uma confusão de elementos rebuscados em geral com figuras entalhadas em madeira e cobertas com ouro (muitas vezes alvo de saqueadores pelo valor que as peças possuíam e possuem até o momento).
Quando há rupturas entre períodos por motivos dos acontecimentos, gera-se uma quebra de divisão temporal mas que sempre vai haver certas proximidades de comportamentos e uma série de elementos do passado vigorando. Sobre esta ostentação estética do Séc. XVIII, enquanto se está dentro do mesmo período, sem rupturas grandes onde mudam a maioria dos padrões estéticos como na vida, política, economia (exemplo, a Revolução Francesa), se dá ao entendimento lógico que um período se pareça com outro, sendo comum de acontecer.
            A estética da arte e da moda do período Barroco segue com o mesmo contexto do Renascimento, porém com novos elementos, iniciando no Séc. XVI, seguindo ao Séc. XVII (aqui foi o seu auge) e no início do Séc. XVIII.

Observa-se no contexto do período Barroco como nas artes, na arquitetura, nas esculturas, certo espírito dramático trazendo um clima pesado característico da época. Comum observar os pintores utilizando o contraste do claro com o escuro em suas obras.
No vestuário essa questão era bastante perceptível pois foi marcado por exageros,  como no uso das golas engomadas, das vestimentas muito apertadas em suas formas trazendo bastante desconforto.
No período Barroco, as igrejas apresentavam formas exageradas explorando muito o dourado onde ficava difícil discernir um elemento do outro, pelo fato dos exageros neles expostos. Brilho do ouro, formas angelicais, flores e arabescos, tudo infinitamente dourado, onde o olhar poderia ficar limitado ao ver somente o excesso de dourado em relevo mas não suas formas definidas.
Há uma razão coerente para que essa explosão de dourados se apresentassem pois em seu contexto histórico, houveram elementos importantes gerando relações entre eles. Estamos falando da Reforma Protestante que aconteceu com suas histórias dramáticas onde muitos fiéis do catolicismo migraram para a religião protestante por entender que a forma de culto era mais calorosa do que a igreja católica. Na igreja protestante tudo era simples, sem imagens religiosas e adornos.  No entanto, a igreja católica se utilizou de um recurso interessante através da arte e da arquitetura para mostrar aos fiéis, a beleza do poder do alto comparando ao céu, ao invés de trazer textos, traziam o luxo e o impacto de uma arquitetura deslumbrante para que as pessoas se identificassem querendo participar de algo tão maravilhoso.
Foi através da construção da imagem que o apelo funcionava atraindo seus fiéis. Com o dourado e seu rebuscamento e quando o sol batia na arquitetura, reluzia o ouro como se fosse o céu iluminado e as pessoas se sentiam fazendo parte de tudo isso.


Contribuição de Aleijadinho
Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, foi o responsável pelas inúmeras obras de arte no período barroco e rococó marcando forte presença na arte colonial brasileira. Mesmo não havendo comprovação documental de suas obras, foi em Minas Gerais, em especial nas cidades de Ouro Preto, Sabará, São João del-Rei e Congonhas, que Aleijadinho talhava a madeira para fazer suas obras, como também realizava projetos arquitetônicos, relevos e estátuas. Sua biografia é incerta, porem se tratando de sua arte, sabe-se que os principais monumentos de Aleijadinho estão na Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.
Ultrapassando fronteiras brasileiras, para alguns estudiosos estrangeiros ele foi o maior nome do Barroco americano, merecendo um lugar destacado na história da arte do ocidente.
Nossa Senhora das Dores, tradicionalmente atribuída à Aleijadinho.  
Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto – Foto de Jose Israel Abrantes



Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto – Foto de Jose Israel Abrantes

Criações com referências ao Barroco

A coleção à seguir busca mostrar as referências do período Barroco na arte, cultura, arquitetura e uma série de elementos que enriquecem as peças e confirma o luxo e a ostentação da época em questão com a presença constante do dourado. Esse exagero e rebuscamento está presente na coleção de Dolce e Gabbana Outono/Inverno 2012-2013 que mostra o dourado como cor luz em forma de flores, arabescos e ornamentações juntamente com o preto.

            Coleção de Dolce & Gabbana, Outono-Inverno 2012/13 na Semana de Moda de Milão.

Coleção de Dolce & Gabbana, Outono-Inverno 2012/13 na Semana de Moda de Milão.

        Dolce e Gabbana em sua coleção Outono/Inverno 2013/14 também apostou na referência barroca e sua religiosidade trazendo à passarela looks dourados com elementos rebuscados em relevo, retratando afrescos, pedras coloridas, mesclando com o cinza, preto, vermelho e branco nas demais peças. 

Coleção de Dolce & Gabbana, Outono-Inverno 2012/13 na Semana de Moda de Milão.


Coleção de Dolce & Gabbana, Outono-Inverno 2012/13 na Semana de Moda de Milão.

Mais uma vez a dupla Dolce & Gabbana, Outono-Inverno 2014/15 traz na Semana de Moda de Milão o dourado rebuscado nos acessórios:


FILME


FILME: MARIA ANTONIETA (Maria Antonieta Josefa Johanna Von Habsburg-Lothringer), interpretada pela atriz Kirsten Dust. - http://www.youtube.com/watch?v=XnoZmPBysxI


MÚSICA BARROCA: Rádio Online

Para melhor perceber o espírito da época, nada melhor do que ouvir as notas especiais utilizadas nas melodias edificantes do período barroco. Músicas com instrumentos muito apreciados como o Cravo (piano menor) com som característico e marcante de uma época.





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